sábado, 10 de setembro de 2011

Arqueólogos peruanos acham restos de menino que viveu há 700 anos

Da France Presse -  Arqueólogos peruanos descobriram os restos de um menino numa "chullpa" -- tipo de torre funerária pré-inca. O achado ocorreu no sítio arqueológico de Sillustani, na região de Puno, no sul do país, perto da fronteira com a Bolívia, segundo informou nesta sexta-feira (9) o pesquisador Eduardo Arisaca.
"A ossada em bom estado corresponde a um menino de dois anos, que estava enterrado dentro de um vasilhame de barro em posição flexionada", disse Arisaca à imprensa.
Arisaca afirmou que junto com os restos do menino, que teria vivido entre os anos 1300 e 1400 depois de Cristo, foram encontrados os de um cão, dentro de uma vasilha de cerâmica.
"Estamos apenas no início dos trabalhos, mas parece que haverá novas descobertas, as quais possivelmente nos farão reescrever a história de Sillustani", explicou o estudioso.
Os restos do menino foram encontrados na "chullpa" denominada Lagarto, uma torre funerária de pedra da antiga cultura pré-inca Kolla, surgida às margens da lagoa Umayo, entre os anos 1200 e 1450 da era atual.
As "chullpas" são encontradas em todo o altiplano do Peru e da Bolívia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...