terça-feira, 6 de setembro de 2011

Arqueólogos encontram arena de gladiadores em ruínas na Áustria

Da France PresseO parque arqueológico do sítio romano de Carnuntum, perto de Viena, na Áustria, saudou, nesta segunda-feira, a descoberta das ruínas de uma escola de gladiadores, há uma semana, em sua área.
"Por sua inteireza e dimensão, é um acontecimento arqueológico sensacional", declarou o parque, em comunicado.
As escavações indicam que o local -- onde treinavam entre 40 e 60 gladiadores -- datado de 1,7 mil anos, representa a parte maior das ruínas já descobertas em Carnuntum. Sua superfície total é de 11.000 m2, incluindo 2.800 m2 de um pátio central.
Os melhores gladiadores poderiam tornar-se verdadeiros astros, contou o diretor do parque arqueológico, Franz Humer. Mas astros efêmeros: "sua expectativa de vida não ultrapassava, em geral, quatro ou cinco combates", destacou, durante entrevista à imprensa.
Os arqueólogos identificam os locais de alojamento dos gladiadores, de treinamentos, mas também um jardim.
O sítio foi detectado graças a radares de penetração do solo. A técnica permitiu descobrir as bases da escola de gladiadores -- "ludus", em latim -- até dois metros sob a terra.
Os trabalhos de escavação, muito caros, ainda não foram concluídos.
Carnuntum, situado à margem do Danúbio, era a capital da província romana de Panônia, na Europa Central. Era também, na antiguidade, uma etapa importante na rota do âmbar.
Hoje, o parque arqueológico, situado a 30 quilômetros de Viena, mostra, principalmente, ruínas de dois anfeteatros, termas, assim como um fragmento de arco do triunfo, o monumento mais impressionante do sítio.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...