segunda-feira, 5 de julho de 2010

Museu reúne peças encontradas por arqueólogos em Minas Gerais

Do G1, com informações do Via Brasil - Um museu que fica em um casarão antigo, no interior de Minas Gerais, reúne objetos raros que foram utilizados por civilizações antigas que ocuparam a região. As peças foram encontradas em pesquisas realizadas em oito municípios.
Logo na entrada da cidade de Pains, a casa da fazenda chama a atenção. A beleza de fora reserva a surpresa: lá dentro, são guardados verdadeiros tesouros. Protegidas pelas paredes do museu, estão peças que ficaram escondidas em cavernas e embaixo da terra e que ajudam a contar a história e a tradição dos povos antigos que viveram na região.

Os objetos encontrados por arqueólogos durante pesquisas de arqueólogos. Em exposição, estão pontas de flechas que marcam tempo das caçadas e instrumentos como vasos e panelas de cerâmica que retratam uma sociedade mais desenvolvida, que vivia na agricultura.

 "A rocha calcária proporciona uma conservação muito grande de materiais orgânicos, que não se verifica em outras regiões", disse o arqueólogo Gilmar Henriques, que é curador do museu. O espaço é resultado de dois anos de trabalhos feitos por ele e apoiados pela prefeitura, pelo governo estadual e órgãos ligados à União. O investimento total foi de R$ 2 milhões.

Hoje, a coleção serve como instrumento pedagógico. As crianças se encantaram com as descobertas. "Achei muito legal", disse a estudante Bianca Silva, de 8 anos.

O museu conta uma história diferente para os moradores da região. "Antes da existência do museu, o que era encontrado aqui era mandado para fora", comentou a professora Janete Faria. "Agora, as pessoas podem vir, visitar e conhecer o passado."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...