sexta-feira, 9 de julho de 2010

Arqueólogos encontram arma de caça de 10 mil anos nos EUA

Artefato de madeira foi encontrado perto do parque Yellowstone.   Degelo na região das Montanhas Rochosas permite descoberta.

Do G1, em São Paulo


Craig Lee com o artefato de 10 mil atrás (Foto: Casey A. Cass / University of Colorado)

O arqueólogo Craig Lee, da Universidade de Colorado, descobriu uma arma de caça de 10 mil anos atrás, após o degelo de um terreno nas Montanhas Rochosas, próximo ao parque nacional Yellowstone, nos Estados Unidos.

Feito de madeira, o artefato foi descoberto no final de junho e é uma espécie de dardo utilizado por povos primitivos da América do Norte junto a uma ferramenta conhecida como atlatl. O dardo ainda tinha marcas do humano que o utilizou pela última vez, de acordo com o cientista.

Segundo Lee, o degelo na região é discreto quando comparado a glaciares, o que levou os pesquisadores a não prestarem atenção no potencial do local para revelar material conservado ao longo de milênios.

"Quando um caçador perdia um dardo como esse, deveria esperar a neve e o gelo baixar para reencontrá-lo, mas as vezes essa chance só aparece depois de muitos anos", explica o arqueólogo.

Há dez anos, Craig Lee desenvolve um mapa para identificar glaciares e outros pontos de degelo com chances de mostrar novas ferramentas e armas usados pelos primeiros habitantes do noroeste norte-americano.

Cerca de 10% da superfície terrestre é coberto com neve eterna, glaciares e campos de gelo. O trabalho dos arqueólogos para recuperar roupas, instrumentos de madeira e outros materiais orgânicos é fundamental na descoberta dos costumes das pessoas que erravam pela região há milênios.

Caso os pesquisadores demorem a encontrá-los, os materiais ficam expostos à ação de ventos e chuvas e podem ser destruídos rapidamente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...