segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Templo cerimonial de 3 mil anos é descoberto no norte do Peru

Local sagrado era usado para prestar culto aos deuses da cultura Chavín.
Civilização pré-incaica viveu de 900 a 200 a.C. na região de Lambayeque.

Da France Presse

 

Vestígios de templo de 3 mil anos usado para adorar deuses da cultura pré-incaica Chavín, na região de Lambayeque, 750 km ao norte de Lima (Foto: Ministry of Culture/AFP) 
Arqueólogos encontraram vestígios de templo de 3 mil anos usado para adorar deuses da cultura pré-incaica Chavín, na região de Lambayeque, 750 km ao norte de Lima, no Peru (Foto: Peruvian Ministry of Culture/AFP)
 
Arqueólogos peruanos descobriram um templo cerimonial de 3 mil anos que era usado para prestar culto aos deuses da cultura pré-incaica Chavín (900-200 a.C.), na região de Lambayeque, no norte do país, informou o diretor do projeto, Walter Alva.

"Descobrimos um templo cerimonial de 3 mil anos que servia como recinto secreto onde os sacerdotes celebravam cultos a seus deuses", disse Alva à AFP.

O "Oráculo de Congona" – descoberto há um mês na comunidade rural de Congona, distrito de Cañaris, a 2.800 metros de altitude – tem plataformas perfeitamente construídas com um sistema de câmaras subterrâneas onde há figuras de serpentes, felinos e aves.

"É um santuário estrategicamente situado na parte alta de um vale agrícola. Estamos falando de estruturas muito bem talhadas, onde se adivinhava o destino dos antigos habitantes", disse Alva.

O arqueólogo contou, ainda, que foram encontrados dois monólitos em forma de coluna cilíndrica e talhados com desenhos de felinos pela civilização Chavín.


Desenho em rocha no templo (Foto: Peruvian Ministry of Culture/AFP)Desenho em rocha no templo da cultura pré-incaica
Chavín (Foto: Peruvian Ministry of Culture/AFP)
 
 
O arqueólogo disse que, após esse achado, acredita-se que cada vale da região tenha na parte alta um templo dedicado ao culto da água e da fertilidade.

"A descoberta comprova que a cultura Chavín se expandiu até zonas muito afastadas", acrescentou.

Essa civilização teve seu centro de desenvolvimento no distrito de Chavín de Huántar, localizado na região centro-norte de Ancash. Hoje, o local virou um sítio arqueológico de 15 hectares.

Os habitantes dessa cultura se espalharam por grande parte da região andina que vai do norte do Peru até os departamentos (estados) de Lambayeque e Cajamarca e, ao sul, até os departamentos de Ica e Ayacucho.

Descoberto há um mês, templo fica na comunidade rural de Congona, distrito de Cañaris (Foto: Peruvian Ministry of Culture/AFP) 
Descoberto há um mês, templo peruano de civilização pré-incaica fica na comunidade rural de Congona, distrito de Cañaris (Foto: Peruvian Ministry of Culture/AFP)
  •  
Detalhe de rocha do templo (Foto: Peruvian Ministry of Culture/AFP) 
Detalhe de desenho esculpido em rocha de templo milenar no Peru
 (Foto: Peruvian Ministry of Culture/AFP)
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...