terça-feira, 5 de novembro de 2013

Chineses transportaram pedras para Cidade Proibida por caminhos de gelo

Transporte de 120 toneladas de pedras foi feito por trenó.
Trabalhadores cavavam buracos a cada 500 metros para lubrificar o gelo.

Do G1, em São Paulo


Pedras que construíram palácio imperial da China foram transportada por 70 km de gelo (Foto: Divulgação Pnas/ Chui Hu) 
Pedras que construíram palácio imperial da China foram transportada por 70 km de gelo
 (Foto: Divulgação Pnas/ Chui Hu)

Trabalhadores chineses que construíram a Cidade Proibida usaram caminhos artificiais de gelo para transportar as grandes pedras que ergueriam o palácio imperial chinês, segundo estudo divulgado pela revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

O material foi transportado em trenós por mais de 70 km até a Cidade Proibida, no inverno de 1.227 d.C. 

Para reduzir o atrito entre o gelo e o veículo, os trabalhadores tinham que cavar buracos a cada 500 metros do trajeto para obter água e despejá-la sobre o gelo.

Apesar de a civilização chinesa ter desenvolvido veículos de rodas por volta do ano 1500 a.C., quase 3 mil anos depois, os trabalhadores preferiram puxar trenós para evitar qualquer dano à pedra, que era considerada cara.

O documento original que relata o método usado no transporte de pedras para a Cidade Proibida, traduzido pelos pesquisadores, aponta que foram necessários pouco menos de 50 trabalhadores para puxar 120 toneladas de pedras.

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