segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pesquisadores descobrem novo lance do Caminho Inca rumo a Machu Picchu

EFE | LIMA
Os pesquisadores do Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu, no sudeste do Peru, descobriram um novo lance do Caminho Inca que conduz a essa cidade e que poderia descongestionar as visitas a este destino, informou nesta sexta-feira a direção de Cultura de Cuzco.


Machu Picchu se encontra em uma zona de selva no sudeste do Peru e para chegar ao local é preciso contratar um serviço de trem desde a cidade do Cuzco ou fazer uma caminhada de vários dias pelo Caminho Inca. EFE/Arquivo

O novo lance do Caminho Inca conduz da zona de Wayraqtambo, ou Tambo de Los Ventos, nas costas da montanha onde está a cidade, até uma plataforma onde é possível apreciar a llaqta (povoado em quíchua) de Machu Picchu desde um ângulo totalmente diferente, indicou a entidade do Ministério de Cultura em seu site.
A zona de Wayraqtambo está localizada na parte posterior da montanha de Machu Picchu, entre os lugares arqueológicos de Winay Wayna e Inti Pata, que fazem parte do atual Caminho Inca que conduz para o centro arqueológico.
O lance descoberto é de um quilômetro e meio de comprimento, com 1,20 e 1,40 metros de largura, variando segundo a topografia do terreno.
Está coberto de vegetação, mas alguns lances foram liberados do mato pela equipe de pesquisadores do parque para poder observar muros de contenção de três metros de altura.
O chefe do parque arqueológico, Fernando Astete, ressaltou que um dos achados mais importantes é um túnel de cinco metros de comprimento, situado a mais de 2.700 metros de altura.
Astete acrescentou que o túnel é uma das melhores mostras da engenharia dos incas, porque foi construído quando o caminho principal colapsou e, devido a isso, os Incas romperam a rocha e abriram o túnel, que segue em operação mais de 500 anos após sua construção.
"Este caminho deve ser restaurado e posto em uso em curto prazo por seu importante valor patrimonial", afirmou o antropólogo.

http://www.efe.com/efe

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...