quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Restos de antigo galeão espanhol são descobertos no mar na Itália

Policial fazia mergulho na costa da Sicília e percebeu canhão na areia.
Para comandante, peças de navio poderiam ser expostas em museus.

Da France Presse

Um mergulhador da polícia financeira italiana encontrou restos bem preservados de um antigo galeão espanhol no mar próximo à costa da Sicília, anunciaram nesta quinta-feira (11) as autoridades da Itália.
O mergulhador, que não estava em serviço no momento, percebeu um canhão escondido na areia e chamou colegas para ajudar na descoberta de outras partes do navio, segundo um comunicado da polícia.

Canhão pertencente a galeão espanhol encontrado no mar da Sicília (Foto: Guardia di Finanza Press Office/Reuters) 
Canhão pertencente a galeão encontrado no mar da Sicília 
(Foto: Guardia di Finanza Press Office/Reuters)
 
"É excepcional porque o navio está totalmente conservado", disse o tenente-coronel Costanzo Ciaprini, comandante do departamento aeronaval da polícia financeira na Sicília, para agências internacionais.
Para Ciaprini, a área poderia facilmente ser transformada em um sítio arqueológico submarino. Ele informa que a areia conservou os canhões e as partes de madeira do galeão, de modo que a descoberta é como "uma fotografia de três séculos atrás".

O comandante do departamento aeronaval sugere outra hipótese, de que uma parte do galeão poderia ser levada para à superfície para ser exposta em museus.

"O chefe do serviço arqueológico local nos disse que o naufrágio poderia ter acontecido em 1718, durante a batalha de Capo Passero", afirma o comandante. A batalha, ocorrida no extremo-sul da principal ilha da Sicília, envolveu frotas britânicas e espanholas na época e terminou com a derrota da Espanha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...