sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Maias usavam cacau também como tempero, revela achado de 2.500 anos

Do G1, em São Paulo

Cacau (Foto: Instituto Nacional de Arqueologia e História do México/Divulgação) 
 
Químico Timothy Ward analisa os fragmentos de peças maias com cacau
 (Foto: Instituto Nacional de Arqueologia e História do México/Divulgação)
 
A descoberta de resíduos de sementes de cacau de 2.500 anos na província de Yucatán, no sudeste do México, revela pela primeira vez que os antigos maias usavam a substância não só como bebida, mas também como condimento.

Desta vez, foram encontradas evidências do fruto no fragmento de um prato de cerâmica, e não em copos.
Ao todo, os arqueólogos acharam dois pedaços, e um deles corresponde a um prato, o que indica que esses povos pré-hispânicos podem ter consumido alimentos temperados com uma espécie de molho de cacau.

Além da substância Theobroma cacao, nome científico do fruto – que significa "manjar dos deuses" e é a base do chocolate, havia indícios de cafeína, segundo análises de laboratório. O químico Timothy Ward examinou nos EUA esses dois fragmentos e outras centenas que estavam no local.

Os achados foram feitos em 2001 pelo arqueólogo Thomas Negrón, do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah), no sítio Paso del Macho, no norte de Yucatán, mas os resultados ficaram prontos agora. Os testes apontam que a ingestão de cacau pelos sacerdotes e pelas altas classes sociais da região ocorreu entre 600 e 500 a.C.

Fruto de cacau, com os grãos usados para fazer o chocolate em seu interior. (Foto: USDA/Divulgação)Maias usavam cacau não só como bebida, mas também para temperar alimentos
 (Foto: USDA/Divulgação)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...