segunda-feira, 30 de julho de 2012

Arqueólogos encontram estátua humana 'barbuda' na Turquia

Do G1, em São Paulo

Escultura encontrada na Turquia mostra figura humana com barba e cabelos encaracolados (Foto: Jennifer Jackson)Escultura encontrada na Turquia mostra figura humana com barba e cabelos encaracolados
 (Foto: Jennifer Jackson/Universidade de Toronto)
 
Arqueólogos em um sítio de escavação no sudeste da Turquia encontraram uma grande estátua representando um homem, com barba e olhos bem-preservados, feitos de pedras brancas e pretas. A peça encontrada possui a cabeça, o torso e os braços intactos, com 1,5 metros de altura aproximadamente.

Além da barba, o escultor desenhou cabelo encaracolado na escultura, em uma série intrincada de "ondas" alinhadas linearmente no topo da cabeça. Os braços da estátua possuem braceletes esculpidos com cabeças de leão, de acordo com os arqueólogos.

Caso estivesse completa, com tronco, pernas e pés, a figura completa teria de 3,5 a 4 metros de tamanho, segundo os pesquisadores.

Encontrada enterrada, a peça fazia parte do complexo de entrada que dava acesso à cidadela de Kunulua, capital de um reinado que existiu entre mil e 800 anos antes de Cristo. Além da estátua, arqueólogos também acharam uma grande base de coluna semi-circular, decorada de um dos lados.

Os pesquisadores fazem parte da equipe internacional do Projeto Arqueológico de Tayinat. A nova descoberta dá amostras da tradição de esculturas da civilização que existia no local, afirma Tim Harrison, diretor do projeto e professor de arqueologia da Universidade de Toronto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...