quinta-feira, 19 de julho de 2012

Arqueólogos encontram altar onde possível 'Mona Lisa' foi enterrada

Lugar na Itália pode abrigar os restos mortais de modelo de Da Vinci.
Esqueleto achado em convento na quarta (17) pode ser de Lisa Gherardini.

Da EFE

Arqueólogos italianos encontraram no convento de Santa Úrsula, na cidade de Florença, um altar que possivelmente pode abrigar os restos mortais de Lisa Gherardini, a famosa "Mona Lisa".

Durante as escavações arqueológicas feitas na última semana na igreja do convento – onde a mulher imortalizada por Leonardo da Vinci viveu no final da vida –, os pesquisadores encontraram um altar que pode estar ligado à célebre modelo, informaram nesta quinta-feira (19) fontes da província de Florença.

Durante as escavações na igreja, um novo esqueleto também foi encontrado, mas, até o momento, não há confirmação se ele é de uma mulher ou de um homem. A ossada estava em uma sepultura em terra, algo comum entre as freiras franciscanas que habitavam o convento, mas não entre os nobres, que tinham sepulcros mais luxuosos.

Enquanto esse esqueleto é estudado com exatidão, as escavações continuam intensas, já que os arqueólogos reconhecem a dificuldade de encontrar os restos mortais da "Mona Lisa" em um templo onde há sepulturas desde o século 14 até o 15.


Esqueleto encontrado em convento de Florença, na Itália, que pode ser da suposta modelo que posou para Leonardo da Vinci durante a produção da Mona Lisa. (Foto: Claudio Giovanninni/AFP) 
 
Esqueleto encontrado na quarta (17) em convento de Florença, na Itália, que pode ser da suposta modelo que posou para Leonardo da Vinci durante a produção do quadro Mona Lisa (Foto: Claudio Giovanninni/AFP)
 
Para a arqueóloga Valeria D'Aquino, que faz parte da equipe que revelou o descobrimento do altar – datado entre o final do século 15 e o século 16 –, "seguramente esse altar era usado nos tempos de Lisa Gherardini", que morreu no dia 15 de julho de 1542 nessa mesma cidade toscana.

Segundo o presidente do Comitê de Valorização de Bens Históricos, Silvano Vicente, a "Mona Lisa" e a nobre María do Riccio são as únicas mulheres alheias ao convento que foram enterradas ali naquela época e, por isso, os arqueólogos devem estudar atentamente os restos mortais encontrados no lugar.

As escavações em busca dos restos mortais da "Mona Lisa" fazem parte das obras de restauração do antigo convento, que em breve deverá ser reaberto pela Superintendência para os Bens Arqueológicos da Toscana.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...