sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tsunami salvou cidade grega de invasão na antiguidade

Da AFP -Um tsunami salvou a aldeia grega de Potideia dos invasores persas no inverno do ano 479 a.C., diz um estudo. As evidências geológicas sugerem ainda que a região ainda poderia enfrentar terremotos e tsunamis como o que matou centenas de soldados, informou Klaus Reicherter da Universidade de Aachen, da Alemanha, principal autor do estudo.

Os sedimentos estudados na península grega do norte, onde fica Potideia, e a cidade moderna de Nea Potidea, revelaram sinais de eventos marinhos maciços, como ondas de grande tamanho.

Já as escavações realizadas nos subúrbios da cidade antiga de Mende, no sul da França, também revelaram a ocorrência de um fenômeno natural de grande potência no século 5 a.C..

As camadas sedimentares de Mende contêm depósitos antigos que provêm provavelmente do fundo marinho e foram arrastados pelo tsunami, segundo os cientistas.

O evento foi descrito previamente pelo historiador grego Heródoto, testemunha da catástrofe.

Segundo Reicherter, o estudo sugere que o Golfo de Salônica, onde fica a península grega -- uma área densamente povoada que também é destino turístico --, deve ser incluído entre as regiões da Grécia propensas aos tsunamis.

A pesquisa foi apresentada na quinta-feira (19), durante a Reunião Anual da Sociedade Sismológica dos Estados Unidos (SSA, na sigla em inglês), em San Diego, Califórnia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...