terça-feira, 7 de junho de 2011

História da Colômbia pré-hispânica entra em cartaz em Fortaleza

Exposição revela trabalho dos ourives da Colombia de 500 a.C. a 1500 d.C. Peças foram feitas de ouro e cobre, vindas do museu do Ouro.

Leonardo Heffer,Do G1 CE

Peças colombianas de ouro chegam a Fortaleza  (Foto: Divulgação/Unifor)

O espaço Cultural da Universidade de Fortaleza inaugura nesta terça-feira (7) a exposição “Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica”. As peças vindas do Museu do Ouro da Colômbia traz uma parte da história pré-hispânica do país, mostrando a evolução no trabalho do metal através das esculturas.

As peças que foram produzidas no período entre 500 a.C e 1500 d.C. lembram imagens humanas, animais e formas geométricas. Todas as peças foram feitas com o ouro e a tumbaga (mistura de ouro e cobre), uma liga mais usadas entre os ourives pré-hispânicos do território colombiano. A mistura dos dois materiais criam tonalidades diferentes do dourado, até mesmo tons avermelhados.

A curadora da exposição, Maria Ulice Uribe, do museu do Ouro, em parceria com outros colaboradores, pesquisou por mais de um ano para criar uma narrativa que fosse de fácil compreensão para que pessoas no mundo todo pudessem conhecer e entender de forma simples a sabedoria, criatividade e e complexidade das filosofias do povo colombiano daquela época.
Serviço

A exposição será aberta ao público a partir desta quarta-feira (8) e fica em cartaz até setembro. As visitas podem ser feitas de terça a sexta das 08h às 20h e aos sábados e domingos das 10h às 18h, no Espaço Cultural da Unifor. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...