quinta-feira, 6 de maio de 2010

Egípcios encontram estátua sem cabeça

Crédito: Reprodução

Uma equipe formada por arqueólogos egípcios e dominicanos encontrou nesta terça-feira (4 de maio) uma estátua que foi avaliada como uma das mais belas e bem preservadas do período Ptolemaico (de 305 aC a 30 aC), de acordo com o site do canal Discovery. A escultura estava enterrada em um templo de calcário, onde se pensava que podiam estar enterrados os restos mortais Cleópatra e seu amante Marco Antônio.

A estátua, assim como algumas outras figuras encontradas no templo, está sem cabeça. Os arqueólogos suspeitam que elas tenham sido arrancadas por invasores cristãos. “Não importa que esteja sem cabeça, ela é uma das estátuas mais bonitas do período”, afirma Zahi Hawass, chefe do Supremo Conselho de Antiguidades do Egito e líder da expedição.

Segundo o pesquisador, a escultura mostra o faraó Ptolemeu IV numa tradicional pose dinástica do Egito, usando colar e de saia. Por enquanto, a estátua foi o objeto mais valioso encontrado no templo, mas os arqueólogos acham que vem mais por aí.

Segundo o site da Discovery, o time liderado por Zahi Hawass está procurando pelo túmulo de Cleópatra há mais de cinco anos. Durante a investigação, um radar acabou mostrando a existência do templo, que fica localizado a 50 quilômetros de Alexandria e foi batizado de Taposiris Magna.

Ao lado do templo, foi encontrado um grande cemitério, com grande parte dos mortos virados para o centro da construção. “Isso quer dizer que existem coisas importantes dentro do templo. Todas essas descobertas estão nos guiando para encontrar a tumba de Cleópatra”, disse Hawass.

 
http://revistagalileu.globo.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...