terça-feira, 18 de maio de 2010

Deusa da Terra asteca será exibida pela primeira vez no México

Monólito é o único que conserva cores originais, diz instituto.   Escultura, de 1502, pesa 12 toneladas e tem 4,2 por 3,6 metros.

France Presse -  A Tlaltecuhtli, a deusa da Terra, o maior monólito da cultura asteca e o único colorido, será exibido pela primeira vez na metade de junho na capital mexicana após ter sido descoberto em 2006, informou nesta terça-feira o Instituto de Antropologia do México.

O monólito, datado de 1502, com um peso de 12 toneladas e um tamanho de 4,19 por 3,62 metros, "é o maior já descoberto" da cultura asteca e "a única peça escultural mexicana que conserva suas cores originais", informou o Instituto em um comunicado.



Escultura representa a figura feminina. De sua boca sai um jato de sangue. (Foto: Inah/Divulgação)

Esta peça, descoberta em outubro de 2006 quando se realizavam trabalhos de remodelação no centro histórico da Cidade do México, é maior em tamanho que a Pedra do Sol (ou Calendário Asteca), um dos monólitos mais conhecidos, e que a Coyolxauhqui, que representa a deusa da Lua.

Museu     Tlaltecuhtli
Com ajuda de modernas gruas e com o apoio de 20 especialistas, a Tlaltecuhtli foi levada em uma operação que levou 31 horas e foi concluída na segunda-feira (17).

A deusa da Terra foi transferida do local onde foi encontrada até o Museu do Templo Maior, também no centro histórico, para ser exibida "como principal peça da exposição Moctezuma II, a partir da metade do mês de junho", indicou o Instituto.

Sob um fundo avermelhado, a Tlaltecuhtli representa uma figura feminina de corpo inteiro de cor ocre, com cabelo cacheado, de sua boca sai um jato de sangue e tem os braços flexionados para cima "em alusão de que é a deusa da Terra e que todas as criaturas voltam para ela", explica o comunicado.

Este monólito, assim como o Calendário Asteca e a Coyolxauhqui, fazia parte do chamado Templo Maior, que foi o coração da cultura asteca até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1521.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...