quarta-feira, 3 de março de 2010

Arqueólogos descobrem 'segundo Stonehenge' próximo do famoso monumento

Publicada em
O GloboAgências internacionais
Imagem de arquivo. Turistas visitam o popular destino britânico - Reuters


RIO - Um grupo de arqueólogos britânicos descobriu provas do que acreditam que seja um "segundo Stonehenge", o famoso monumento da Idade de Bronze localizado no condado Wiltshire, na Inglaterra. Batizada de Bluestonehenge (Stonehenge azul) por cientistas da Universidade de Sheffield, a descoberta fica a pouco mais de 1,5 quilômetros do monumento original.
O nome Bluestonehenge foi dado em referência à cor das 25 pedras galesas que chegaram a formar o complexo. As escavações sugerem que nesse lugar foi construído um círculo rochoso de 10 metros de diâmetro, rodeado por um duto.
Várias pedras são supostamente de uma construção que servia para observatório astronômico, cultos religiosos e funerais. O arqueólogo da Universidade de Bristol Joshua Pollard disse que a descoberta é "incrível" porque estabelece Stonehenge como parte de um grande complexo cerimonial ao longo do Rio Avon.
- Ninguém poderia imaginar que existia outro círculo tão perto - disse Pollard, codiretor do projeto de escavação, acrescentando que a descoberta muda a percepção em relação ao popular destino turístico ao oeste de Londres.
O professor de Sheffield Mike Parker Pearson afirmou que os arqueólogos estão esperando os resultados das amostras enviadas. Os testes são efetuados com carbono para determinar se as pedras que hoje formam o círculo interno de Stonehenge estiveram em algum momento no local da descoberta mais recente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...