quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Urna indígena de cerca de 1.500 anos é encontrada em MG



Peça foi encontrada durante preparo da terra para plantio de milho em fazenda. Arqueólogos da UFMG estão no local e devem terminar as escavações nesta quarta-feira.

A descoberta de uma urna funerária em uma fazenda em Iguatama (MG), na terça-feira (23), pode revelar um pouco da história do povo indígena no estado. Arqueólogos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acreditam que o objeto tenha cerca de 1.500 anos. Os pesquisadores estão no local para analisar o objeto.

A cerâmica é parecida com um grande pote e foi encontrada quando funcionários com tratores preparavam o solo para o plantio de milho, que foi paralisado. Por pouco a urna não foi destruída. Pedaços da tampa foram quebrados. A peça tem cerca de um metro de diâmetro. Dentro há vários ossos.

O fazendeiro Mardônio Gonçalves ligou para a UFMG e pediu a presença de arqueólogos para analisar a descoberta. A retirada da peça do local deve ser concluída nesta quarta-feira (24).
Aldeia indígena Além da urna, foram encontrados nas proximidades do local da descoberta, vários fragmentos de cerâmica. Para os arqueólogos, isso reforça a suspeita de que havia no local uma aldeia indígena.

Fontes: G1 e Megaminas.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...