terça-feira, 22 de setembro de 2015

Túmulo pré-romano é descoberto nas ruínas de Pompeia

Ossos e objetos estavam em túmulo samnita do século IV antes de Cristo.
Ruínas são segundo ponto turístico italiano mais visitado, depois do Coliseu.

Da France Presse
Ossos e vasos de cerâmica são vistos em tumba samnitas do século 4, nas ruínas de Pompeia, na Itália, na segunda (21) (Foto: AFP Photo/Mario Laporta)Ossos e vasos de cerâmica são vistos em tumba samnitas do século 4, nas ruínas de Pompeia, na Itália, na segunda (21) (Foto: AFP Photo/Mario Laporta)
Arqueólogos franceses descobriram recentemente um túmulo da época pré-romana em perfeito estado de conservação em Pompeia - anunciou nesta segunda-feira (21) o diretor do famoso sítio arqueológico italiano.
"Pompeia continua sendo uma fonte inesgotável de descobertas científicas", comemorou Massimo Osanna em comunicado.
A sepultura revelada pela equipe do Centro Jean Bérard data da época dos samnitas, no século IV antes de Cristo, e está na Porta de Herculano.
Ela continha uma série de vasos e ânforas em perfeito estado de conservação, e constitui um raro testemunho de práticas funerárias da época em Pompeia.
Esta descoberta permite "investigar sobre um período histórico pouco estudado até hoje em Pompeia", explicou Osanna, arqueólogo à frente do sítio arqueológico de Pompeia há dois anos - nomeado em meio à polêmica sobre as condições de manutenção do local.
"Estas buscas são uma prova de que Pompeia é uma cidade ainda viva que deve ser preservada, já que continua a revelar elementos de pesquisa", insistiu o diretor do local.
A antiga cidade romana, que ficou  parada no tempo ao ser coberta pelas cinzas do Vesúvio em 24 de agosto de 79, é o segundo ponto turístico mais visitado da Itália após o Coliseu, em Roma, com 2,7 milhões de visitantes em 2014.
Milhares de pessoas - arqueólogos, artesãos e especialistas - trabalham atualmente para continuar as escavações e restaurar o sítio.
Ossos e objetos de cerâmica foram encontrados em tumba samnitas do século 4, nas ruínas de Pompeia, na Itália, na segunda (21) (Foto: AFP Photo/Mario Laporta)Ossos e objetos de cerâmica foram encontrados em tumba samnitas do século 4, nas ruínas de Pompeia, na Itália, na segunda (21) (Foto: AFP Photo/Mario Laporta)
www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...