segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Encontrados vestígios do porto de onde partiu Cristóvão Colombo para descobrir as Américas

Ruínas ficam em Puerto de Palos, na região espanhola da Andaluzia



Os restos do porto redescobertos: armazém, fornos e aposentos dos marinheiros - / Universidad de Huelva

HUELVA, ESPANHA - Desaparecidos há séculos sob o piso do atual povoado de Puerto de Palos, na região autônoma espanhola da Andaluzia, os restos do porto de onde partiu o navegante genovês Cristóvão Colombo para conquistar a América pelos europeus, em 1492, foi descoberto. Autoridades da província de Huelva, onde fica o povoado, encontraram diversos vestígios de paredes, fornos de artesanato e garagens de barcos que pertenciam ao porto original. Eles afirmam ter encontrado com exatidão os lugares de onde partiram as míticas caravelas Santa Maria, Pinta e Nina.

A descoberta se seguiu a dois meses de escavações realizadas por uma equipe liderada por arqueólogos da Universidad de Huelva, com o professor Juan Manuel Campos à frente.

Chamou a atenção a presença de sete fornos onde se coziam objetos de barro, bem como um pátio com 800 metros onde se desenvolviam atividades aduaneiras, um armazém e dependências para o descanso e as refeições dos marinheiros.- Era um porto natural, protegido dos ventos e distante das zonas de fortes correntes. Muito econômico, permitia sem muito trabalho o carregamento e o descarregamento de mercadorias - afirmou o professor.


- Achamos cerâmicas provenientes de Gênova, Pisa e Savona, um setor de destaque da atividade na atual Itália - descreveu Campos.

Havia ainda em estaleiro na zona, onde se construiu a caravela Pinta, usada na expedição de Colombo.

Agora, a equipe do professor Campos pretende fazer uma reconstrução virtual da zona, com a elaboração de mapas interativos que permitam ao público saber melhor como era a vida na então agitada zona portuária da hoje pequena cidade de 10 mil habitantes. Até agora, a única coisa remanescente da época em que Colombo partiu era uma fonte pública, a Fontanilla, que, segundo a tradição, forneceu a água de que os navegadores precisariam para enfrentar os meses no mar.


Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/encontrados-vestigios-do-porto-de-onde-partiu-cristovao-colombo-para-descobrir-as-americas-14228604#ixzz3G2Vvqb6i

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...