segunda-feira, 28 de abril de 2014

Encontradas 50 múmias no Egito



Múmias, inclusive de recém-nascidos, em tumba no Vale dos Reis
Foto: Egyptian Supreme Council of Antiquities/ Reuters
Múmias, inclusive de recém-nascidos, em tumba no Vale dos Reis Egyptian Supreme Council of Antiquities/ Reuters
CAIRO - Restos de cerca de 50 múmias, incluindo recém-nascidos, que devem pertencer à 18ª dinastia faraônica (1569 - 1315 aC) foram encontrados em uma enorme tumba no Vale dos Reis, em Luxor, no Egito, segundo informações do ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim, à agência de notícias estatal MENA.

Caixões de madeira e máscaras mortuárias foram encontrados ao lado do corpos, provavelmente do Império Novo, das dinastias 18ª, 19ª e 20ª, que viveram entre cerca de 1567 e 1085 aC.

Estudos iniciais indicam que príncipes e princesas estavam entre os corpos encontrados no túmulo, que foi invadido em outras épocas. A descoberta foi feita por uma equipe suíça da Universidade de Basel em conjunto com o governo egípcio.

Antiguidades e achados como este são vitais para o comércio turístico do Egito, mas, atormentado pela insegurança e caos político no os três anos desde a Primavera Árabe, o país não conseguiu assegurar locais antigos e impedir o roubo de museus, mesquitas, lojas e escavações ilegais.

Em 2012, uma equipe de mesma universidade encontrou o sarcófago de uma cantora conhecida como Nehemes-Bastet, da 22ª dinastia e um relógio solar usado no século XIII aC.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...