quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Arqueólogos encontram duas múmias na região urbana de Lima

Cemitério estava em pirâmide pré-inca de bairro da capital do Peru.
Na tumba foram encontrados ainda restos de porquinhos da índia.

Da France Presse

Urna funerária com múmia que foi encontrada em sítio arqueológico de Lima, no Peru (Foto: Mariana Bazo/Reuters) 
Urna funerária com múmia que foi encontrada em sítio arqueológico de Lima, no Peru
 (Foto: Mariana Bazo/Reuters)
 
Duas múmias pré-colombianas, de um adulto e de uma criança, com mais de mil anos foram encontradas no cemitério de uma pirâmide pré-inca em um bairro residencial de Lima. Segundo arqueólogos envolvidos na pesquisa, trata-se de uma das descobertas mais importantes em mais de três décadas de escavações, já que as múmias estão intactas.

Os restos mortais foram achados há cinco dias, quando apareceram os primeiros sinais de uma tumba na região de Miraflores, bairro residencial da capital peruana. As múmias estavam no topo das ruínas de uma das pirâmides com 20 metros de altura, que fazem parte do complexo religioso de Huaca Pucllana. Huaca é uma palavra na língua quéchua, usada por povos antigos sul-americanos, que designa locais religiosos

Segundo Gladys Paz, arqueóloga encarregada da área onde foram encontrados os fardos funerários, a tumba onde foram encontradas as múmias não foi saqueada, continua com oferendas e acompanhante sacrificado, afirmou, em relação à criança encontrada ao lado do adulto.

"A importância da tumba consiste no fato de ser a terceira descoberta intacta entre as mais de 70 tumbas escavadas desde 1981", quando se iniciou o projeto de pesquisa da Huaca Pucllana, um templo erguido em seis hectares de terreno, entre os anos 100 e 600 da era cristã.

Em 2010 foi encontrada a tumba de uma mulher sepultada, acompanhada por quatro crianças, e em 2008, a múmia de uma menina de 13 anos.
Arqueólogo trabalha na limpeza dos restos mortais encontrado em Lima, no Peru (Foto: Mariana Bazo/Reuters)Arqueólogo trabalha na limpeza dos restos mortais
encontrado em Lima, no Peru (Foto: Mariana Bazo/Reuters)
 
Múmias serão analisadas
Os dois fardos recentes não tinham sido abertos e ainda permaneciam no local onde foram descobertos, de onde serão levados a um laboratório para determinar nos próximos quatro a seis meses o sexo e a idade de cada indivíduo.

Na tumba também foram encontradas sete vasilhas de mate, doze bolsas de tecido e restos de três porquinhos da índia, cuja carne é muito apreciada no Peru. "O cemitério fica na sexta plataforma da pirâmide', disse a arqueóloga.

A pirâmide foi construída durante o período da cultura pré-hispânica Wari, entre os anos 800 e 1000, segundo a diretora do projeto, Isabel Flores. "Os waris demonstraram seu domínio enterrando seus mortos nos muros que a cultura Lima tinha construído séculos antes", explicou Flores, citada pelo jornal "El Comercio".

Em Lima existem cerca de 350 huacas pré-hispânicas, sendo que a maioria se mistura com prédios e casas, dando à cidade alguns poucos toques de seus antepassados pré-hispânicos.

Complexo arqueológico que fica no bairro de Miraflores, em Lima. (Foto: Mariana Bazo/Reuters) 
Complexo arqueológico que fica no bairro de Miraflores, em Lima. (Foto: Mariana Bazo/Reuters)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...