segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pesquisadores dizem ter descoberto palácio do Rei Davi em Israel

Ruínas associadas a personagem bíblico têm cerca de 3 mil anos.
Depósito real para guardar impostos também foi identificado.

Do G1, em São Paulo



Vista aérea da cidade murada (Foto: Divulgação/Sky View/Autoridade de Antiguidades de Israel/Universidade Hebraica) 
Vista aérea da cidade murada 
(Foto: Divulgação/Sky View/Autoridade de Antiguidades de Israel/Universidade Hebraica)
 
 
Pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade Hebraica de Jerusalém descobriram o que seriam dois edifícios reais com cerca de 3 mil anos na antiga cidade fortificada de Khirbet Qeiyafa.
Um desses edifícios foi identificado pelos cientistas como um palácio do lendário Rei Davi, importante figura para o cristianismo, judaísmo e islamismo, famoso pelo episódio bíblico da luta com o gigante Golias, entre outros. A segunda construção, afirmam os cientistas, é uma espécie de depósito real.
Os trabalhos arqueológicos da equipe de Yossi Garfinkel e Saar Ganor revelaram parte de um palácio que teria mil metros quadrados, com vários cômodos ao seu redor onde foram encontrados recipientes de alabastro, potes e vestígios da prática de metalurgia.

O palácio é a construção mais alta da antiga localidade, permitindo o controle sobre todas as outras casas, bem como uma vista a grandes distâncias, chegando até o Mar Mediterrâneo.

De acordo com nota da Autoridade de Antiguidades, o local é ideal para mandar mensagens por meio de sinais de fumaça.

O palácio, no entanto, foi muito destruído cerca de 1.400 anos após seu surgimento, quando foi transformado em sede de uma fazenda, no período do Império Bizantino. O depósito identificado mais ao norte era um local para guardar impostos, na época coletados na forma de produtos agrícolas. Essa estrutura corrobora a ideia da existência de um reino estruturado, que cobrava tributos e tinha centros administrativos.

Imagem aérea do que seria o palácio de Davi e, posteriormente, a casa bizantina (Foto: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel/Clara Amit) 
Imagem aérea do que seria o palácio de Davi e, posteriormente, a casa bizantina
 (Foto: Divulgação/ Sky View / Autoridade de Antiguidades de Israel/ Universidade Hebraica)
 
 
Imagem aérea do que seria o palácio de Davi e, posteriormente, a casa bizantina (Foto: Divulgação/Sky View/Autoridade de Antiguidades de Israel/Universidade Hebraica) 
Objetos achados no sítio arqueológico
 (Foto: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel/Clara Amit)
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...