quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Arqueólogos britânicos escavam teatro de 2 mil anos em seu 'quintal'

Vestígios indicam que local era usado para eventos religiosos, diz cientista.
Para arqueólogos, teatro possuía capacidade para cerca de 12 mil pessoas.

Do G1, em São Paulo

Arqueólogos e estudantes escavam região de Faversham, em Kent, em busca de vestígios da presença romana (Foto: Divulgação/Kent Archaeological Field School) 
Arqueólogos escavam região de Faversham, em
Kent, em busca de vestígios romanos na Inglaterra
(Foto: Divulgação/Kent Archaeological Field School)
 
Arqueólogos de uma instituição inglesa encontraram em seu "quintal" as ruínas de um teatro de estilo romano construído há cerca de dois mil anos, informaram nesta quarta-feira (26) órgãos de imprensa da Grã-Bretanha.

Com capacidade para cerca de 12 mil pessoas e estrutura semi-circular, o teatro (ou o que sobrou dele) foi encontrado na região de Faversham, no condado de Kent, nos arredores da área onde está instalada a Escola de Arqueologia de Campo de Kent, órgão responsável pela escavação, segundo o jornal "Daily Mail".

Há registros de atividades religiosas no teatro, que tem espaço delimitado para o palco, de acordo com os arqueólogos. Para o fundador da escola, o pesquisador Paul Wilkinson, "é realmente uma descoberta incrível".

"É o primeiro na Grã-Bretanha, e está em nosso jardim. É um achado único não apenas para Faversham, mas para todos os britânicos", disse Wilkinson ao "Daily Mail".

"Há 150 deles [teatros] na região mais ao norte da Europa, mas não havia nenhum até agora em território britânico. Foi uma surpresa", afirmou o pesquisador para o jornal.

As escavações começaram em 2007, mas os resultados começaram a ser divulgados agora, segundo o "Daily Mail". Vestígios de templos e objetos sagrados também foram encontrados nos arredores, o que pode indicar que o teatro era usado para cerimônias religiosas.

"Pode ter sido um santuário para os romanos. Eles aparentemente realizaram festas religiosas aqui", disse Wilkinson.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...