terça-feira, 20 de março de 2012

Fotos de satélite ajudam a encontrar sítios arqueológicos

Do G1, em São Paulo

Cientistas desenvolveram um novo método para descobrir vestígios de civilizações antigas usando fotos de satélites. A técnica foi descrita em um artigo publicado nesta segunda-feira (19) pela “PNAS”, revista da Academia Americana de Ciências.

O sistema se baseia na busca de pequenas pistas, como descolorações do solo e aterros que são característicos de locais em que houve, um dia, estruturas construídas à base de barro.

Com a novidade, os pesquisadores localizaram mais de 9 mil novos sítios arqueológicos do norte da Mesopotâmia – onde hoje fica a Síria.

 Foto de satélite, em cor falsa, no software que ajudou a localizar o sítio de Hamoukar (Foto: Bjoern Menze & Jason Ur)
 
“Eu poderia fazer isso no chão, mas provavelmente levaria o resto da vida para mapear uma área deste tamanho”, afirmou Jason Ur, um dos autores, em material divulgado pela Universidade Harvard, nos EUA, onde ele trabalha.

Segundo os pesquisadores, a tecnologia queima etapas do processo. Quando os arqueólogos vão a campo, já sabem exatamente onde devem escavar, não precisam mais fazer o reconhecimento do terreno, e o trabalho fica mais rápido.



Sob esta paisagem há três aterros, que a tecnologia ajudou a encontrar (Foto: Jason Ur)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...