sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Arqueólogos descobrem caixas de ferramentas de 100 mil anos atrás

Conchas encontradas pelo time de arqueólogos da África do Sul.(Foto:Chris Henshilwood/Universidade de Witwatersrand / Joanesburgo)

Do G1 em São Paulo -   Arqueólogos da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, descobriram duas caixas de ferramentas com 100 mil anos de idade em uma "fábrica" de pigmentos pré-histórica no país.
As duas conchas usadas como recipientes foram encontradas na caverna Blombos, localizada a 300 km de distância da Cidade do Cabo, no extremo oeste da África do Sul. O achado foi divulgado na revista "Science" nesta sexta-feira (14).
As duas conchas serviam para armazenar um líquido rico em ocre, uma espécie de argila com pigmentos vermelhos ou amarelos. Os cientistas acreditam que a substância possa ter sido usada para decoração, pintura e proteção da pele. As peças serão exibidas no Museu Iziko, na Cidade do Cabo, a partir desta sexta-feira (14).
A produção de ocre como pigmento era comum na África e no Oriente Médio a partir de 100 mil anos atrás. O kit de ferramentas ainda incluia ossos, carvão e pedras para lascar e triturar objetos e alimento. As duas conchas foram achadas enterradas em sedimentos de quartzo.

Um comentário:

valeria silva disse...

muito legal a descoberta,já que ela vem colaborar com a importancia que estes artistas davam a seus equipamentos sejam eles artisticos qto pra suo domesticos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...