sábado, 6 de novembro de 2010

Casa para treino de gladiadores cai em sitío arqueológico em Pompeia

Prédio tinha 2 mil anos de existência e era parte do acervo da antiga cidade.Autoridades locais acreditam que ruína aconteceu devido a chuvas intensas.

Do G1, com informações da Reuters -  Uma casa para o treinamento de gladiadores no passado de Pompeia, atual Itália, ruiu neste sábado (06), após 2 mil anos de existência. Os responsáveis pelo sítio arqueológico da cidade descobriram que o local veio ao chão após abrirem o local, tombado como patrimônio mundial pela Unesco, para visitação.

Segundo as autoridades italianas, uma possível explicação para a queda do prédio é a série de chuvas intensas na região. Quando o acidente aconteceu, a área estava isolada, sem visitantes, segundo os mantenedores do espaço histórico. A real causa a destruição ainda é estudada pelos especialistas locais.


Ruínas de casa de treinamento de gladiadores no passado de Pompeia. (Foto: Ciro De Luca / Reuters)

Feita de pedra, a construção ficava na rua principal do sítio arqueológico e tinha 80 metros quadrados. O prédio foi danificado por bombas lançadas durante a Segunda Guerra Mundial e restaurado no final da década de 1940.

Os historiadores acreditam que a casa, conhecida em latim como Schola Armaturarum Juventus Pompeiani, era usada para reunião dos lutadores, que praticavam novas técnicas de combate antes de seguirem à arena local, um anfiteatro próximo, onde as batalhas para entretenimento do público eram travadas.
As paredes eram decoradas com afrescos com temas militares, que podem ainda estar intactas segundo Roberto Cecchi, subsecretário do ministro de Cultura da Itália.

Escombros invadem via da cidade romana, com especialistas analisando as possíveis causas para o acidente, que aconteceu em um horário no qual o sítio estava fechado a visitas. (Foto: Ciro De Luca / Reuters)

O italiano também mostrou frustração com o ocorrido. Para ele, este "último episódio de desordem mostra que o cuidado com patrimônios como Pompeia precisa ser constante, mantido com ações específicas para cada local.

A cidade de Pompeia é um dos principais destino de turismo no país. Destruída por uma erupção do vulcão no monte Vesúvio, no 79 d.C., o local apresenta edifícios ainda visitáveis e até mesmo corpos carbonizados em exposição. São 2,5 milhões de visitantes por ano ao sítio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...