quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Arqueólogos egípcios descobriram a múmia mais bem conservada do mundo

Arqueólogos egípcios descobriram a múmia mais bem conservada do mundo em um sarcófago da necrópole da cidade histórica de Saqqara, no sul do Cairo, divulgou em comunicado nesta quarta-feira o Conselho Supremo de Antiguidades. O sarcófago foi encontrado em uma câmara mortuária que continha 30 múmias com cerca de 2,6 mil anos, datadas da dinastia XXVI. As informações são do diário espanhol La Vanguardia. Segundo o responsável pelas escavações e chefe da instituição, Zahi Hawass, a múmia está "completamente preservada no melhor estado possível" e poderia abrigar entre suas camadas de linho em torno de 100 amuletos usados para proteger os mortos. Um cão mumificado, que era enterrado para trazer sorte e acompanhar a pessoa na outra vida, também foi identificado no local.

Tumba
A tumba faraônica, onde as múmias foram descobertas, tem cerca de 4,3 mil anos e foi aberta pelos arqueólogos no início desta semana. O espaço data da sexta dinastia e pertenceu ao sacerdote Senjem, que viveu durante o Império Antigo (2575-2150 a.C). Feita de pedra calcária e localizada na zona de Gisr al Modir, ao oeste da pirâmide escalonada, foi construída para o faraó Zoser (2.650 a.C) pelo arquiteto e médico Imhotep.A cidade de Saqqara abriga a necrópole dos primeiros faraós egípcios e possui as tumbas mais antigas do país, em uma área arqueológica com mais de 7 km².
Terra on line
Colaboração Mirna Lanius Borella Bravo, Porto Alegre, RS

Arqueólogos encontram 30 múmias no Egito
CAIRO (Reuters) - Arqueólogos egípcios encontraram cerca de 30 múmias e pelo menos um sarcófago fechado dentro de uma câmara funerária com cerca de 4.300 anos, informou o governo na segunda-feira. Eles encontraram a câmara na parte oeste da pirâmide de Saqqara, uma das mais antigas do mundo, datada de cerca de 2.650 a.C.As múmias parecem ser de diferentes épocas. Uma delas é de cerca de 640 a.C, enquanto o sarcófago, feito de pedra calcária e selado com gesso, provavelmente é bem mais antigo do que isto."Achamos que é do Reino Antigo, talvez da Quinta Dinastia", disse o arqueólogo Abdel Hakim Karar à Reuters. A Quinta Dinastia comandou o Egito a partir de cerca de 2.494 a.C a 2.345 a.C.

É incomum encontrar câmaras funerárias intactas em necrópoles tão bem conhecidas como Saqqara, que servia a cidade de Memphis, porque ladrões rondavam a área durante a antiguidade.Os arqueólogos esperam abri-la ainda nesta semana. Eles podem encontrar amuletos em meio às ataduras das múmias.O comunicado do governo disse que outro sarcófago, feito de adeira, não foi aberto desde os tempos faraônicos, mas Karar afirmou que os antigos ladrões de tumbas podem tê-lo encontrado antes.Dentro dele, os arqueólogos encontraram a múmia completa de um homem chamado Badi Enhery, de acordo com as inscrições do sarcófago, segundo Karar.

A maioria das múmias estava em nichos nas paredes da câmara, que fica a cerca de 11 metros abaixo do nível do solo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...