terça-feira, 19 de agosto de 2008

Museu Arqueológico de Araruama, RJ, Brasil

sede da Fazenda Aurora onde se localiza o Museu Arqueológico de Araruama

Araruama, cidade na Região Costa do Sol (litoral norte do Estado do Rio de Janeiro caracterizado pelas várias lagoas) e, sua cidade detém a segunda mais importante história indígena tupinambá do Brasil possuindo mais de 30 sítios arqueológicos. O Museu Arqueológico é uma grande referência para Araruama localizado no Km 27 da Via Lagos, é o primeiro museu acessível 24 horas por dia. No local, é possível aprender um pouco mais sobre a cultura tupinambá, através de pinturas e peças arqueológicas. Ele foi aberto à visitação no dia 19 de abril de 2006, fica situado numa área de grande importância arqueológica . O Museu fica numa área de 4.800 m2 na antiga Fazenda Aurora. O prédio foi tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), datado de 1862, sendo um dos raros exemplares de solar neo clássico, de cultura cafeeira, na Região Costa do Sol.








móveis entalhados em madeira (Carlos e Célia Ossola)





armas indígenas




marco do Museu Arqueológico de Araruama


artefatos de cerâmica como estes grandes vasos




mapas dos sítios arqueológicos da região





dá para se observar as paredes em restauração, no andar superior existem algumas poucas peças indígenas e máquinas antigas como ferro de passar etc



Os visitantes podem conhecer no Museu, a história da ocupação da região pelos índios tupinambás e sua trajetória até serem dizimados. Hoje, existem diversos artefatos arqueológicos extraídos do sítios em Araruama como urnas funerárias e peças de cerâmica . Em julho p.p. representando o Observatório Astronômico Monoceros, estive no local com minha família (filha Gisela , meu irmão Carlos e cunhada Célia) onde não permitem fotos no interior mas sempre conseguimos alguma coisa.Na parte externa da Fazenda Aurora dá para se ver algumas taperas indígenas e objetos como vasos quebrados, esculturas em madeira, ainda existe uma escola e uma capela. Posteriormente postarei mais fotos do local (parte interna).
Por Leila Ossola

Um comentário:

michel s.silva disse...

minha ame morou ai !
queremos visitar pode me informar se é pago e quais os dias de visitação?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...