sexta-feira, 11 de julho de 2008

Estátua da loba de Rômulo e Remo tem idade medieval

A loba de Rômulo e Remo amamentando os gêmeos mitológicos (Foto: Reprodução)

A famosa estátua de bronze dos Museus Capitolinos de Roma que representa a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo, fundadores míticos da cidade, foi esculpida na Idade Média, e não no século 5 a.C, como se acreditava há mais de 200 anos. Os testes realizados na Universidade de Salento (sul da Itália) revelaram que a obra foi feita em torno do século 13 d.C, segundo afirmou nesta quarta-feira o arqueólogo Adriano La Regina em artigo publicado no jornal "La Repubblica". A estátua mostra Luperca, como o animal é conhecido, com o rosto desafiante voltado em direção a quem a contempla e um tronco forte, sob o qual Rômulo e Remo repousam sob os joelhos para conseguir mamar. O resultado da análise confirma o que há anos defendiam especialistas como Ana Maria Carruba, encarregada, entre 1997 e 2000, da restauração da estátua e que, em dezembro de 2006, tornou pública sua certeza de que a obra não foi esculpida na antiguidade.


A arqueóloga alegou que a estátua foi criada a partir de cera persa fundida em um só jato, técnica adotada durante o período medieval, e que a superfície da peça não mostrava os sinais característicos dos bronzes antigos. Já no século 19, e se baseando em critérios estilísticos, especialistas de arte antiga de museus prestigiosos como o Louvre francês disseram que era uma obra medieval, e não clássica, embora as afirmações tenham caído rapidamente no esquecimento, segundo La Regina.

Tese alemã
A tese desmentia a crença reinante sobre a origem clássica da estátua, formulada em 1764 pelo filósofo e historiador alemão Johann Joachim Winckelmann. Winckelmann situava a estátua na Antiguidade por algumas características escultóricas, como a representação achatada e os tufos do pêlo da loba. Os testes científicos para certificar quando a estátua foi esculpida ocorreram em fevereiro de 2007, e os responsáveis municipais anunciaram em outubro que já conheciam os resultados e que se reservavam o direito de torná-los públicos. Até então tinham preferido guardá-los para si, pelo que os resultados só foram conhecidos após serem divulgados pelo ex-responsável de Bens Culturais da cidade de Roma. Não é a primeira vez que La Regina rebate a posição oficial sobre restos ou descobertas arqueológicas relacionadas com o mito da Loba, já que, só dois dias depois que, em 20 de novembro, foi anunciada a descoberta da caverna na qual o animal teria amamentado os gêmeos, o cientista tornou públicas suas dúvidas.

Filhos de Marte
Os gêmeos Rômulo e Remo eram, segundo a lenda, filhos do deus Marte e de Réia Sílvia, filha do rei Amúlio, e foram abandonados no rio Tibre por ordem do monarca, já que sua mãe tinha descumprido o voto de virgindade ao qual estava obrigada como sacerdotisa de Vesta. De acordo com o mito, os irmãos foram, depois, recolhidos pela loba Luperca e, quando cresceram, fundaram Roma, apesar de Remo não ter vivido para ver o surgimento da cidade, já que foi assassinado pelo irmão pouco depois do estabelecimento da urbe.

Da EFE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...