quinta-feira, 26 de junho de 2008

Paris é 3.000 anos mais 'velha' do que se pensava, afirmam arqueólogos

Ocupação da capital francesa por caçadores dataria do Mesolítico, há cerca de 10 mil anos.Pontas de flecha indicam presença humana; vila gaulesa acabou originando cidade.
A ocupação humana mais antiga na Cidade Luz e capital dos franceses tem quase 10 mil anos de idade, afirma um novo estudo. Após escavações durante obras a cerca de 1,5 km da Torre Eiffel, pesquisadores desenterraram artefatos do Mesolítico (o período intermediário entre o fim da Era do Gelo e a invenção da agricultura) em Paris.

A região escavada por Bénédicte Souffi tem mais ou menos o tamanho de um campo de futebol, informa o jornal britânico "The Independent". Os achados são basicamente pontas de flecha da pedra, típicas do Mesolítico, e pedaços de ossos de animais. O local era usado, há quase 10 mil anos, para finalizar as pontas de flecha feitas a partir de seixos que o rio Sena levava até o local. Após a conclusão das escavações, o sítio arqueológico dará lugar a um centro de reciclagem de lixo planejado pelo governo francês. Segundo o "Independent", os achados arqueológicos mais antigos em Paris antes da descoberta tinham 7.500 anos e correspondiam a um vilarejo de pescadores e caçadores em Bercy, perto da estação de trem Gare de Lyon. O novo sítio pode ter sido utilizado até a Idade do Ferro, por volta do ano 800 a.C. Na época em que a Gália (atual França) foi conquistada pelos romanos, no ano 50 a.C., a região era ocupada pela tribo gaulesa dos parisii. Mais tarde, Roma fundou no local a cidade de Lutécia.
Globo on line

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...