segunda-feira, 17 de março de 2008

As Constelações Zodiacais na Mitologia

Por Leila Ossola

Algumas pessoas possuem a curiosidade em descobrir sobre o nome das constelações zodiacais e sua relação na mitologia. Apresentamos abaixo o histórico de cada uma delas.


Áries
Frixo e Hele eram filhos de Atamante, rei de Orcômeno, segundo conta a mitologia grega. Sua segunda mulher, Ino, convenceu o marido a sacrificá-los, na crença de que isso daria um fim à crise de seca e esterilidade pela qual passava a região. Porém Zeus, descontente porque o sacrifício era apenas um estratagema para que a madrasta se livrasse dos filhos do marido, enviou o carneiro Crisómalos, que os salvou, levando-os para o Oriente. Crisómalos era filho de Poseidon e da Ninfa Teófana, uma carneiro com pêlo de Ouro, que voava, nadava e corria melhor que qualquer outro animal. Áries é esse carneiro, eternizado no firmamento.

Touro
A jovem Europa brincava com suas irmãs numa praia de Tiro. Zeus a viu e, encantado com sua beleza, transformou-se num touro branco que ajoelhou-se a seus pés. Europa não resistiu e montou em seu dorso. Imediatamente o animal levantou-se e mergulhou no mar, levando Europa para a ilha de Creta. Lá, Zeus uniu-se a Europa, que teve três filhos do deus. O Touro brilha até hoje no céu como uma constelação, para recordar essa união.





Gêmeos
Os gêmeos Castor e Pólux eram filhos de Leda e Zeus, sendo Pólux gerado por Zeus e Castor gerado por Tíndaro, rei de Esparta, marido de Leda. Eram grandes e inseparáveis amigos, mas quando Castor morreu, Pólux ficou muito deprimido, pois sendo imortal não poderia acompanhar o irmão. Então Zeus colocou ambos entre os astros, formando a constelação de Gêmeos.







Câncer
O herói Hércules combatia a Hidra de Lerna, uma região da Argólida. Era uma serpente com nove cabeças e hálito mortal. Além disso as cabeças renasciam se cortadas, e a cabeça do centro era imortal. A deusa Hera enviou o caranguejo Câncer para atrapalhar o herói, que não se intimidou com a picada e o esmigalhou com um pontapé. Hera colocou Câncer entre as constelações do Zodíaco.


Leão
Na região da Argólida conhecida como Neméia habitava um terrível leão que devorava os rebanhos e as pessoas que ali habitavam. O animal parecia invulnerável, mas Hércules o estrangulou, depois de uma tentativa fracassada de matá-lo a flechadas. Zeus transformou o leão de Neméia em constelação, perpetuando a façanha do herói.

Virgem
Astréia era filha de Zeus e Têmis, irmã de Pudor. Viveu entre os homens na Idade do Ouro, espalhando entre eles sentimentos de justiça e bondade. Quando a humanidade se perverteu, Astréia e sua irmã retiraram-se do convívio dos mortais e, sob o nome de Virgem, fixou-se no céu como uma constelação.








Libra
Não se conhecem lendas associadas à essa constelação, possivelmente pelo fato de pertencer originalmente à vizinha Escorpião. Também não é conhecido a partir de qual período a Balança tornou-se uma constelação individualizada. Mas é provável que o fato do Sol situar-se em Libra por ocasião do equinócio, quando dias e noites tem igual duração, tenha sugerido a noção de eqüidade de uma balança.





Escorpião
Diana, ou Ártemis, era uma das doze divindades do Olimpo, deusa da caça. Certa vez, o gigante Órion a desafiou num torneio de disco mas Diana enviou o Escorpião para picá-lo no calcanhar. Órion ainda tentou se defender usando seu arco, mas a flecha não conseguiu penetrar na couraça do pequeno animal e este acabou lhe causando a morte. Numa variante da lenda, o Escorpião foi enviado para castigar Órion por ter seduzido uma das ninfas que acompanhavam Diana em suas caçadas, ou ainda, por ter tentado violentar a própria deusa. Zeus transformou Órion e o Escorpião em constelações, mas colocou-os em posições opostas na esfera celeste, para que jamais se ferissem novamente.
O nome Antares vem do grego e significa anti ares, o rival de Ares (Marte), por causa de seu brilho que rivalizava em cor com o planeta vermelho. Antares é uma estrela supergigante e se fosse colocada no lugar do Sol engolfaria Mercúrio, Vênus, a Terra, Marte e o Cinturão de Asteróides, deixando Júpiter tão próximo quanto estamos do Sol. Antares tem uma companheira gravitacional com quatro vezes o diâmetro do Sol. Ambas orbitam em torno de um centro comum em 878 anos e distam uma da outra cerca de 14 vezes a distância do Sol a Plutão.


Sagitário
Quíron era filho de Cronos e Filira. Um centauro, metade homem, metade cavalo, mas que diferia dos demais de sua espécie por sua grande sabedoria. Seu pai transmitiu-lhe conhecimentos de medicina, astronomia e música. Quíron incumbiu-se da educação de vários príncipes e heróis, como Aquiles, Teseu, Ulisses e Jasão. Mas quando ao lado de Hércules, lutava contra os centauros, foi atingido, acidentalmente, por uma flecha disparada pelo herói. Sofrendo terríveis dores mas impedido de morrer, Quíron cedeu a sua imortalidade a Prometeu e Zeus o colocou no Zodíaco, onde constitui a constelação do Sagitário.
Trata-se de uma constelação muito mais antiga que o Centauro, do hemisfério austral. Provavelmente de origem suméria, na Babilônia, Pérsia e Egito, Sagitário era um deus arqueiro com cabeça e busto humanos e corpo de cavalo.


Capricórnio
Décima constelação do Zodíaco, o Capricórnio está ligado a lenda do deus Pã (ou Pan), descrito como um ser meio homem, meio animal, com torso humano, coberto de pêlos e com cabeça e pés de bode. Habitava os bosques e divertia-se assustando os que passavam com suas bruscas aparições (daí a origem do termo pânico). Zeus o transformou em constelação por ter ajudado a combater o terrível monstro Tífon. Numa outra versão, o Capricórnio é a cabra Amaltéa, nutriz de Zeus.


Aquário
A constelação de Aquário vem sendo associada à água desde a Antigüidade, quando o Sol passava por essa região do céu durante a estação chuvosa. Na antiga Babilônia ela era representada por um homem que verte água sobre um pequeno peixe, o vizinho peixe austral. Para a mitologia greco-romana, o mito do Aquário relaciona-se a figura de Ganimedes, considerado o mais belo do mortais, raptado por Zeus que o queria no Olimpo, para servir aos deuses.





Peixes
Enquanto passeavam nas margens do rio Eufrates, a deusa Afrodite e seu filho Cupido (irmão de Fobos e Deimos e filhos de Ares) se depararam com o monstruoso Tífon. Para escapar do gigante, mergulharam no rio e se transformaram em peixes, ou segundo outra versão, foram salvos por dois peixes. Para imortalizar o acontecimento a deusa Athena transformou os dois peixes em constelação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...