terça-feira, 21 de agosto de 2007

NEWGRANGE

(por Leila Ossola)



Newgrange, situado ao norte de Dublin na Irlanda, é um monumento conhecido pelos arqueólogos como sendo uma passagem-sepultura ou passagem-túmulo. Segundo pesquisas arqueológicas, foi construído em torno de 3.500 anos antes de Cristo sendo um lugar tão misterioso quanto Stonehenge na Inglaterra e mais antigo que as Pirâmides do Egito.



Uma das três entradas desta tumba em Bru de Boinne,data de 5.000 anos atrás. Ela está posicionada de tal forma, que durante o solstício de inverno na região, em 21 de dezembro, um raio de luz penetra pela passagem iluminando toda a câmara. Seu teto tem a forma espiralada. Logo na entrada, o visitante se depara com uma pedra onde repete-se o desenho em espiral. Ninguém sabe o que esse desenho significava para seu criador ou mesmo porque ou para quem este túmulo foi construído e o mais intrigante, é como ele se encontra cuidadosamente alinhado com o solstício de inverno.


Durante as escavações, foram encontrados alguns artefatos curiosos no local como um falo de pedra e uma cunha de ferro bem como moedas romanas, achados estes que despertam o interesse de arqueólogos fazendo-os remontar às histórias contadas como parte da mitologia celta e invasões romanas na Inglaterra e Irlanda durante o período céltico.



Segundo a mitologia, um governante irlandês conhecido como Tuatha Dé Danann, teria construído Newgrange como um túmulo para seu superiori , Dagda Mór, e seus três filhos.


Detalhe das espirais entalhadas na pedra.



Newgrange também é conhecido como lugar onde o herói místico Cúchulainn foi concebido por sua mãe Dechtine, enquanto esta dormia. Seu pai teria sido o deus celta Lugh.



Sua abóboda foi descoberta em 1963 durante escavações arqueológicas. Em 1967, descobriu-se o fenômeno que ocorre no em 21 de dezembro por ocasião do solstício de inverno. Em 1969, o professor MJ O’Kelly observou que às 9:58 horas da manhã (hora local), um raio de luz penetrava nessa câmara através de uma estreita passagem e iluminava o chão. A luz solar então iluminava toda a câmara. Às 10:04 horas (hora local), a luz se tornava um estreito feixe e às 10:15 horas, a luz desaparecia. A luz solar também aparece na câmara durante uma semana antes e depois do solstício de inverno porém não chega a iluminar a câmara de forma tão brilhante quanto no dia 21 de dezembro.


(Detalhe da luz solar penetrando em seu interior)


Em 1993, Newgrange foi considerado patrimônio histórico pela UNESCO por causa de seu legado cultural e hoje, é um monumento muito visitado por turistas e estudiosos em astronomia e arqueologia.


***



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...