Transporte de 120 toneladas de pedras foi feito por trenó.
Trabalhadores cavavam buracos a cada 500 metros para lubrificar o gelo.
Pedras que construíram palácio imperial da China foram transportada por 70 km de gelo
(Foto: Divulgação Pnas/ Chui Hu)
Trabalhadores chineses que construíram a Cidade Proibida usaram
caminhos artificiais de gelo para transportar as grandes pedras que
ergueriam o palácio imperial chinês, segundo estudo divulgado pela
revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
O material foi transportado em trenós por mais de 70 km até a Cidade
Proibida, no inverno de 1.227 d.C.
Para reduzir o atrito entre o gelo e o
veículo, os trabalhadores tinham que cavar buracos a cada 500 metros do
trajeto para obter água e despejá-la sobre o gelo.
Apesar de a civilização chinesa ter desenvolvido veículos de rodas por
volta do ano 1500 a.C., quase 3 mil anos depois, os trabalhadores
preferiram puxar trenós para evitar qualquer dano à pedra, que era
considerada cara.
O documento original que relata o método usado no transporte de pedras
para a Cidade Proibida, traduzido pelos pesquisadores, aponta que foram
necessários pouco menos de 50 trabalhadores para puxar 120 toneladas de
pedras.
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