Os simpósios “Oxford” são as mais importantes conferências internacionais na área interdisciplinar da Arqueoastronomia, atraindo pesquisadores líderes em áreas como astronomia, antropologia, arqueologia, história, museologia, topografia, estatística e história das religiões, assim como história da ciência e astronomia.
O IX Simpósio “Oxford” de Arqueoastronomia será realizado no Peru, em janeiro de 2011, sendo pela primeira vez realizado na América do Sul.
O Oxford IX será centrado em tópicos como questões metodológicas e teóricas em astronomia cultural, enfoques etnográficos e históricos, sínteses regionais e astronomia cultural como uma ferramenta para derrubar barreiras na sociedade.
A conferência principal Oxford IX será realizada em Lima, de 5 a 9 de janeiro de 2011. Haverá uma excursão que ocupará a metade de um dos dias da conferência, e uma variedade de outros eventos sociais estão sendo planejados.
Após a conferência, haverá uma excursão de dois dias aos sítios arqueológicos da área de Casma, no norte do Peru, incluindo o agora famoso sítio de Chankillo, cujas treze torres têm sido aclamadas como um "observatório" solar.
Um encontro regional, oferecendo seminários e workshops, será realizado em Lima, iniciando em 12 de janeiro. Este encontro será focado na América do Sul e visa, em colaboração com o SIAC, dar suporte e encorajar o desenvolvimento da astronomia cultural no continente.
Os conferencistas convidados para o Oxford IX incluem Gary Urton, Professor "Dumbarton Oaks" de estudos Pré-Colombianos na Universidade de Harvard, muito conhecido pelo seu trabalho sobre as cordas com nós andinas conhecidas como quipus, e George Miley, Vice Presidente da IAU para Educação e Desenvolvimento, lider da iniciativa da IAU em utilizar a astronomia para estimular o desenvolvimento sustentável no desenvolvimento mundial.
O Comitê Científico Organizador do IX Oxford inclui especialistas reconhecidos internacionalmente, de diferentes disciplinas acadêmicas, baseados em uma variedade de países distribuídos pelos cinco continentes. O Comitê Organizador Local e Regional inclui representantes do Peru, Argentina e Brasil. O Simpósio Oxford é realizado pela Sociedade Internacional para a Arqueoastronomia e Astronomia na Cultura (ISAAC).
Mais sobre o Simpósio
http://www1.archaeoastronomy.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário