Uma tumba muito "importante" da época helênica, entre 325 e 300 antes da nossa era, foi descoberta no antigo sítio de Anfípolis, na região grega da Macedônia (norte), disse o primeiro-ministro, Antonis Samaras.
Tumba foi descoberta no antigo sítio de Anfípolis (Foto: Culture Ministry/AP)
"Estamos diante de uma descoberta muito importante na Macedônia, uma região que continua nos surpreendendo com seus tesouros excepcionais", informou à imprensa o premiê, que visitou o local para saudar os arqueólogos encarregados da escavação.
A instalação tem 497 metros de comprimento, construída em mármore trazido da vizinha ilha de Thassos, e um caminho de 4,5 metros de largura que conduz à entrada do monumento. Sua grandeza "deixa a diretora de escavações, Katerina Peristeri, muito otimista sobre a importância deste monumento único", disse Antonis Samaras.
A questão principal "é descobrir a identidade do falecido", acrescentou.
"Trata-se de uma tumba que data de depois da morte de Alexandre, mas não sabemos a quem pertence", disse Peristeri à televisão Mega.
Iniciados há dois anos, os trabalhos no sítio foram interrompidos neste inverno antes de serem retomados, graças a de 100 mil euros concedidos pelo Ministério da Cultura, segundo a agência de imprensa grega ANA.
Anfípolis é conhecido por ser o local da descoberta de uma estátua de mármore de 5,2 metros de altura chamada de "Leão de Anfípolis"
Os arqueólogos estimam que a tumba tenha 3 metros de altura e pertença a uma personalidade eminente do reino macedônio antigo.
Importantes sítios antigos foram trazidos à luz na região da Macedônia nas últimas décadas, entre eles o famoso túmulo de Vergina do rei Felipe II, pai de Alexandre, descoberto em 1977 pelo arqueólogo Manolis Andronikos.
Arqueólogos estimam que a tumba tenha 3 metros de altura (Foto: AFP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário