Cidade ficará fechada até que trem volte a funcionar. Cerca de 175 mil pessoas que trabalham na região são prejudicadas.
Do G1, em São Paulo
O temporal que atingiu esta semana a região de Cuzco, no Peru, e deixou milhares de turistas ilhados não danificou as ruínas de Machu Picchu, informaram autoridades locais. Segundo Juan Garcia, diretor do Instituto Nacional de Cultura, que administra o parque onde fica Machu Picchu, as ruínas não foram danificadas pela chuva, mas a cidade ficará fechada até que o serviço ferroviário até o local volte a funcionar.
"A grande notícia é que Machu Picchu, como todos os locais feitos por nossos antepassados, está incólume, resistiu perfeitamente aos embates da natureza", afirmou o presidente da Câmara de Comércio de Cuzco, Carlos Milla.
Milla disse que as ruínas não foram atingidas por estarem construídas no ponto mais alto das montanhas e por ainda possuírem os sistemas de drenagem originais. Segundo ele, apesar de a atividade econômica ter sido prejudicada na região, afetando cerca de 175 mil empregos diretos e indiretos, a curto prazo o turismo recuperará sua força.
As autoridades peruanas terminaram na sexta-feira a operação de resgate aéreo dos quase quatro mil turistas - incluindo centenas de brasileiros - que estavam retidos em Machu Picchu após as chuvas.
Com informações da AP e da EFE
imagens arquivo virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário